Quais as vantagens de se tornar num formador?

     

    Um formador é alguém que está responsável por instruir um determinado grupo de formandos sobre uma determinada matéria, assegurando-se que os formandos apreendem a totalidade da informação a transmitir e que essa informação é transmitida com rigor e de forma inequívoca e facilmente perceptível.

     

    Mas, quais serão então as motivações para alguém se tornar num formador?

     

    Ser um formador é uma profissão como outra qualquer, mas em que existe a responsabilidade de instruir outros indivíduos, pelo que é uma profissão em que a competência do profissional deverá ser assegurada, daí existirem certificados próprios para o exercício da função de formador.

     

    No entanto, exercer esta profissão tem as suas vantagens. Enumeremos então algumas delas:

    • Saída profissional alternativa: tornar-se num formador é uma saída profissional. Caso tenha formação em alguma área, através da realização de um curso de formador poderá, além de exercer a sua profissão, instruir outros para a virem a exercer no futuro.
    • Combate ao desemprego: hoje em dia muitas áreas têm excesso de profissionais ou são áreas com pouca saída devido à crise económica. Assim, tornar-se num formador abre mais uma porta e permite aos formadores tentarem procurar um emprego na área de formação, pois existem muitas empresas e instituições nacionais que procuram profissionais de formação.
    • Realização pessoal: o facto de ter a possibilidade de instruir outros indivíduos, como referido acima, é um motivo de realização e satisfação pessoal para os formadores.
    • Reconhecimento: ao tornar-se num formador, um determinado indivíduo tem o direito a ser reconhecido pela sua profissão, através de diplomas e certificados emitidos por diversas entidades, como por exemplo o Estado.
    • Aumento do conhecimento: o processo de educação e instrução não é um processo unidireccional. Ao mesmo tempo que o formador instrui, acaba também por aprender com as dúvidas colocadas pelos formandos.

    Assim, tornar-se num formador é uma opção com bastantes vantagens a diferentes níveis.